A LUTA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ser da Harmonia - Aula aberta. 12, 19 e 26 de Janeiro. PORTO

Ir para baixo

Ser da Harmonia - Aula aberta. 12, 19 e 26 de Janeiro. PORTO Empty Ser da Harmonia - Aula aberta. 12, 19 e 26 de Janeiro. PORTO

Mensagem  Ricardo Castelo Branco Seg Jan 07, 2013 3:50 pm

Ser da Harmonia - Aula aberta.

[Quando]
Sábado, 12 de Janeiro de 2013
[Hora]
14:00

[Descrição]

O que é a harmonia? O que são acordes menores e maiores? Que gestos são aqueles que o maestro faz? Que voz é a minha? O que é a voz de cabeça, a voz de peito e a voz mista? ...estas, e muitas outras perguntas relacionadas com a actividade coral, a voz e os acordes, serão esclarecidas nestas 3 aulas. A entrada é livre.

O local exacto do evento será comunicado durante esta semana.

Muitos dizem - "não tenho jeito para cantar". Não é preciso ter jeito para cantar, é preciso ter vontade de aprender a ouvir; porque é esse o princípio da música - saber ouvir.

Todos os sábados deste mês de Janeiro: 12, 19 e 26 - das 14:00 às 17:00.


Ana Maria Pinto - soprano

Ana Maria Pinto nasceu no Porto. Iniciou os seus estudos de canto no Conservatório de Música do Porto com a professora Palmira Troufa. Em 2001, é admitida na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo) na classe do professor Rui Taveira e, em 2005, na Universidade das Artes de Berlim onde finalizou o seu Diploma (licenciatura) e frequentou o mestrado em ópera. Trabalhou com os professores Robert Gambill e Dagmar Schellenberger. Actualmente, desenvolve o seu trabalho vocal com o soprano Rachel Harnisch.
Trabalha regularmente com a orquestra da Fundação Gulbenkian e com a Orquestra do Norte. Apresenta-se anualmente em diversas salas do país, entre elas, a Fundação Calouste Gulbenkian, CCB, Coliseu do Porto e Teatro de São Luiz. No estrangeiro apresentou-se em salas como o Victoria Hall em Genebra, o Teatro Nacional de Kosice (Hungria) o Hebbel Theater (Berlim), a Catedral de Berlim ou a Chapelle de la Trinité de Lyon.

Do seu repertório destacam-se os papéis de Susanna (Le nozze di Figaro), Elle (La voix humaine), Blanche de La Force (Dialogues des Carmélites), Musetta (La Bohème), Micaela (Carmen), Kumudha (A flowering tree de John Adams); e as obras de oratória, “Nelson Messe” de J. Haydn, “Ein deutsches Requiem” de J. Brahms, “Lobgesang” de F. Mendelssohn, “Requiem” de Dvorak, “Shéhérazade” de M. Ravel, 4º Sinfonia de Mahler, "Jeanne d'Arc au Bûcher" de Honnegger, "Jauchzet Gott in allen Landen" de J. S. Bach, "Chanson de la mer et de l'amour" de Chausson, “O Abismo e o Silêncio” e “Shyir” de João Pedro Oliveira. Em recital o seu repertório abrange canções desde o estilo renascentista ao moderno. É de realçar a sua interpretação das canções alemãs (Lied), sobretudo do compositor Hugo Wolf.

Trabalhou com vários maestros, entre eles, Marc Tardue, Cesário Costa, Ferreira Lobo, Pedro Neves, Fernando Eldoro, Errico Fresis, Lutz Köhler, Lawrence Foster, Joana Carneiro, Michel Corboz, Bertrand de Billy e com Simone Young. Realizou diversos recitais líricos em Portugal, Espanha e Alemanha com os pianistas Cristóvão Luiz, David Santos, Nuno Vieira de Almeida e Ángel Gonsález. Em Agosto de 2009, gravou canções de Fernando Lopes Graça e Viana da Mota com o pianista Nuno Vieira de Almeida, cuja critica do Expresso classificou o soprano Ana Maria Pinto como uma revelação. A critica, tanto nacional como internacional, tem realçado sobretudo a riqueza interpretativa a par da beleza do timbre.

No final do ano 2011, foi convidada a integrar o estúdio de ópera da Ópera de Lyon.

Foi bolseira da Fundação Walter-Kaminsky (Munique) durante 1 ano, e da Fundação Calouste Gulbenkian durante 3 anos.

Em Abril de 2012, e após 7 anos em Berlim, decidiu voltar para Portugal. Desde o dia 21 de Setembro que tem vindo a participar em manifestações e acções de protesto contra o governo. Criou o Movimento Acordai que tem como objectivo apelar às consciências através da cultura portuguesa.

Foi professora de iniciação ao piano, formação musical e coro na escola de música do Orfeão de Gondomar (onde iniciou a actividade vocal como coralista) de 1998 a 2005.

É fundadora e maestrina do Coro Infanto Juvenil/Escola de Música da Sé Catedral do Porto e do Coro de Intervenção do Porto.

Link no FB: https://www.facebook.com/events/122656527901922/
Ricardo Castelo Branco
Ricardo Castelo Branco
Admin

Mensagens : 363
Data de inscrição : 21/11/2012

http://aluta.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos